Galera, só pra relembrar que a bactéria Clostridium botulinum , É uma bactéra gram postivo ou seja , ela retém o gram por isso tem sua parede celular PROTEÍCA fazendo com que haja o encaixe chave fechadura nas células nervosa interferindo na sinapse entre elas.
Para efeito de esclarecimento a sinapse nada mais é do que a comunicação entre as células nervosas, assim quando a toxina chega ao sistema nervoso e começa a interferir nessa comunicação o organismo passa a ficar debilitado!
.... e para complementar... é por causa desta delibitação do organismo, ou melhor, dos musculos que as pessoas infectadas pelo bactéria botulínica morrem de parada respiratória. E é pelo mesmo motivo (diminuição da contração muscular)que o BOTOX é aplicado na face das pessoas que querem acabar com certas contrações musculares que dão origem as marcas de expressões.
Ah e pra completar. Além do botulismo infantil que é aquele que agente comento no trabalho ( a não ingestão de mel para crianças menores de 1 ano) , existe também o botulismo de feridas, que ocorre quando os esporos penetram em feridas, produzem a toxina e o paciente desenvolve o mesmo quadro sintomatológico.
Siim, Maa. É mais perigoso para as crianças, pois elas são mais imunes. Como foi comentado na apresentação as CRIANÇAS MENORES DE 1 ANO, são as mais vulneráveis... e é aconselhavel que não dê mel por poder estar contaminado. =)
Respondendo ao Francisco, é o seguinte não é a bactéria Clostridim botulinum que eles utilizam no botox, utiliza-se a toxina produzida por essa bactéria que se chama toxina botulínica. Essa toxina é usada no botox porque é tem a ação de paralizar os músculos por impedir que as informações do sistema nervoso cheguem a todos as células do corpo, mas como já citei no comentário acima no caso do botox é utilizado apenas uma MÍNIMA quantidade dessa toxina, juntamente com compostos químicos não permitindo assim que a toxina interfira no sistema nervoso, agindo nesse caso apenas como paralisador para evitar ruginhas e expressões indesejáveis ;)
Respondendo a Rebeca, muitas vezes as pessoas para manterem a pele mais jovem fazem aplicações frequentes de botox, o que muitas vezes causa danos sim, lembrando sempre que é uma toxina e que se não aplicada por profissionais pode levar a complicações ainda mais graves.
Respondendo ao Guilherme, apenas devo reforçar-lhe que a toxina quando usada para o botox não apresente riscos se aplicada por um bom profissional, caso contrário, causará riscos sim e estes tão ou mais devastadores que por via da intoxicação alimentar!
Apenas para efeito de curiosidades quero resaltar que a toxina botulínica que causa o bolulismo e é utilizada no botox também é usada atualmente no tratamenteo de pessoas tetraplégicas, e juntamente com a fisioterapia já apresentou resultados surpreendes como recuperação dos movimentos do braço de um homem que ficou paralisado por 7 anos. Nesse caso a aplicação da toxina é frequente com um intervalo mínimo de 3 meses. Sendo um tratamento longo e sem prazo para finalização! :)
É preciso ficar atento ao uso do BOTOX, minha filha fez para controle de espasticidade e o resultado foi agravar o quadro de lesao cerebral por hipóxia, o pior é que os médicos responsáveis por tais tratamentos não informam a familia de tais riscos. Que todas as pessoas sejam alertadas quanto ao uso do Botox, seria muito bom se todos tivessem acesso quanto a bula de tal medicamento.
Galera, só pra relembrar que a bactéria Clostridium botulinum , É uma bactéra gram postivo ou seja , ela retém o gram por isso tem sua parede celular PROTEÍCA fazendo com que haja o encaixe chave fechadura nas células nervosa interferindo na sinapse entre elas.
ResponderExcluirPara efeito de esclarecimento a sinapse nada mais é do que a comunicação entre as células nervosas, assim quando a toxina chega ao sistema nervoso e começa a interferir nessa comunicação o organismo passa a ficar debilitado!
ResponderExcluir.... e para complementar... é por causa desta delibitação do organismo, ou melhor, dos musculos que as pessoas infectadas pelo bactéria botulínica morrem de parada respiratória. E é pelo mesmo motivo (diminuição da contração muscular)que o BOTOX é aplicado na face das pessoas que querem acabar com certas contrações musculares que dão origem as marcas de expressões.
ResponderExcluirAh e pra completar. Além do botulismo infantil que é aquele que agente comento no trabalho ( a não ingestão de mel para crianças menores de 1 ano) , existe também o botulismo de feridas, que ocorre quando os esporos penetram em feridas, produzem a toxina e o paciente desenvolve o mesmo quadro sintomatológico.
ResponderExcluiro botulismo ele é mais perigoso para alguma faixa etária ou age igual em todas as idades?
ResponderExcluirSiim, Maa.
ResponderExcluirÉ mais perigoso para as crianças, pois elas são mais imunes. Como foi comentado na apresentação as CRIANÇAS MENORES DE 1 ANO, são as mais vulneráveis... e é aconselhavel que não dê mel por poder estar contaminado. =)
Para aplicação do botox eles usam o que? A bactéria do botulismo? Não entendi isso direito...
ResponderExcluirQuando a mulher faz muita aplicação de BOTOX há alguma reação do corpo a propriedade desta toxina?
ResponderExcluirÉ prejudicial o uso do botox com a bacteria do botulismo?Ou não existem nenhum risco , quando usado para o botox ?
ResponderExcluirPelo que eu entendi eles utilizam a toxina que essa bactéria produz...é isso??
ResponderExcluirIsso Sueli eles utilizam uma MÍNIMA quantidade da toxina, por isso não causa danos a saúde.
ResponderExcluirRespondendo ao Francisco, é o seguinte não é a bactéria Clostridim botulinum que eles utilizam no botox, utiliza-se a toxina produzida por essa bactéria que se chama toxina botulínica. Essa toxina é usada no botox porque é tem a ação de paralizar os músculos por impedir que as informações do sistema nervoso cheguem a todos as células do corpo, mas como já citei no comentário acima no caso do botox é utilizado apenas uma MÍNIMA quantidade dessa toxina, juntamente com compostos químicos não permitindo assim que a toxina interfira no sistema nervoso, agindo nesse caso apenas como paralisador para evitar ruginhas e expressões indesejáveis ;)
ResponderExcluirRespondendo a Rebeca, muitas vezes as pessoas para manterem a pele mais jovem fazem aplicações frequentes de botox, o que muitas vezes causa danos sim, lembrando sempre que é uma toxina e que se não aplicada por profissionais pode levar a complicações ainda mais graves.
ResponderExcluirRespondendo ao Guilherme, apenas devo reforçar-lhe que a toxina quando usada para o botox não apresente riscos se aplicada por um bom profissional, caso contrário, causará riscos sim e estes tão ou mais devastadores que por via da intoxicação alimentar!
ResponderExcluirApenas para efeito de curiosidades quero resaltar que a toxina botulínica que causa o bolulismo e é utilizada no botox também é usada atualmente no tratamenteo de pessoas tetraplégicas, e juntamente com a fisioterapia já apresentou resultados surpreendes como recuperação dos movimentos do braço de um homem que ficou paralisado por 7 anos. Nesse caso a aplicação da toxina é frequente com um intervalo mínimo de 3 meses. Sendo um tratamento longo e sem prazo para finalização! :)
ResponderExcluirMas se o efeito da toxina é a paralisação muscular como ela atua no tratamento dessas pessoas?
ResponderExcluirÉ preciso ficar atento ao uso do BOTOX, minha filha fez para controle de espasticidade e o resultado foi agravar o quadro de lesao cerebral por hipóxia, o pior é que os médicos responsáveis por tais tratamentos não informam a familia de tais riscos. Que todas as pessoas sejam alertadas quanto ao uso do Botox, seria muito bom se todos tivessem acesso quanto a bula de tal medicamento.
ResponderExcluir