segunda-feira, 8 de junho de 2009

Biologia

EVOLUÇÃO-
O uso indiscriminado de antibióticos favorece as linhagens bacterianas resistentes a esses medicamentos. Como exemplo, temos o caso do Vibrio colerae, agente causador da cólera, do qual já são conecidas linhagens resistentes a, pelo menos cinco antibióticos.

EXPLIQUE SUA ANÁLISE DO PONTO DE VISTA EVOLUTIVO





n°s: 8,14,34,36,37.

O uso indiscriminado de antibióticos fortalece as bactérias pois ela sofre mutações ganhando resistência aos antibióticos.
Este processo apenas ocorre com o uso indevido dos antibióticos , como o excesso dfestes ou a má administração das doses.


n°s:5,7,9,19,30

As bactérias adaptam-se aos efeitos do medicamento e se tornam imunes a ele ao decorrer do tempo por que sofrem uma mutação genética que favorece sua sobrevivencia no organismo infectado.

9 comentários:

  1. vamos pensar no embasamento teorico que norteou a explicação de vcs?

    espero os comentarios...

    ResponderExcluir
  2. Acredito que a explicação feita pelo nosso grupo (números: 8, 14, 34, 36, 37) esteja errada ao afirmar que as bactérias sejam fortalecidas com o uso indiscriminado de antibióticos.
    O que acontece é que o antibiótico extermina determinado tipo de bactérias daquela população. Mas ao interromper o uso do antibiótico antes do prazo faz com que outros tipos de bactérias se desenvolvam no organismo causando a 'recaída'.
    O uso de antibióticos ocasiona uma 'seleção artificial' na população de bactérias.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Sim Beatriz, e essa recaída significa uma nova multiplicação ou reprodução dessas bactérias, assim tornando difícil e duradouro o tratamento.

    ResponderExcluir
  5. Bom, após estudarmaos a seleção natural de Darwin. podemos afirmar que as bacterias vulneraveis a esse antibiotico , morrem já as que nao sao vulneraveis sobrevivem e permanecem lá uma vez que nao sao vulneravies e se reproduzem tendo os mesmos sintomas outra vez e dessa vez mais forte;provocamos entao com o uso do antibioticos uma seleçao artificial .

    ResponderExcluir
  6. Nós eramos ao afirmar que as bactérias se adaptam ao antibiótico, o que acontece é que algumas sobrevivem ou aquela espécie de bactérias sofre uma mutação positiva para a bactéria sobreviver.

    ResponderExcluir
  7. Mas o que vcs querem afirmar com o termo "seleção artificial"? -Querem dizer que o antibiótico mata as bacterias vulneráveis , porém há uma multiplicação das bacterias que o antibiot. não faz efeito...ou seja esse fez uma seleção por vulnerabilidade

    bacterias vulneráveis -----destruídas
    bacterias que o antibiot. não faz efeito---se reproduzem!(recaída)

    ???????????????????????????????

    ResponderExcluir
  8. Sim Lauro, eu acho que é exatamente isso, bactérias resistente sobrevivem e reproduzem-se e bactérias vulneráis são exterminadas pelo antiotipo, sendo assim, o uso indeterminado tende a diminuir cada vez a população de bactérias vulnerais, enquanto as bactérias resistentes continuam reproduzindo e prevalecem sobre o organismo!

    ResponderExcluir