quinta-feira, 10 de setembro de 2009

BOTULISMO

17 comentários:

  1. Galera, só pra relembrar que a bactéria Clostridium botulinum , É uma bactéra gram postivo ou seja , ela retém o gram por isso tem sua parede celular PROTEÍCA fazendo com que haja o encaixe chave fechadura nas células nervosa interferindo na sinapse entre elas.

    ResponderExcluir
  2. Para efeito de esclarecimento a sinapse nada mais é do que a comunicação entre as células nervosas, assim quando a toxina chega ao sistema nervoso e começa a interferir nessa comunicação o organismo passa a ficar debilitado!

    ResponderExcluir
  3. .... e para complementar... é por causa desta delibitação do organismo, ou melhor, dos musculos que as pessoas infectadas pelo bactéria botulínica morrem de parada respiratória. E é pelo mesmo motivo (diminuição da contração muscular)que o BOTOX é aplicado na face das pessoas que querem acabar com certas contrações musculares que dão origem as marcas de expressões.

    ResponderExcluir
  4. Ah e pra completar. Além do botulismo infantil que é aquele que agente comento no trabalho ( a não ingestão de mel para crianças menores de 1 ano) , existe também o botulismo de feridas, que ocorre quando os esporos penetram em feridas, produzem a toxina e o paciente desenvolve o mesmo quadro sintomatológico.

    ResponderExcluir
  5. o botulismo ele é mais perigoso para alguma faixa etária ou age igual em todas as idades?

    ResponderExcluir
  6. Siim, Maa.
    É mais perigoso para as crianças, pois elas são mais imunes. Como foi comentado na apresentação as CRIANÇAS MENORES DE 1 ANO, são as mais vulneráveis... e é aconselhavel que não dê mel por poder estar contaminado. =)

    ResponderExcluir
  7. Para aplicação do botox eles usam o que? A bactéria do botulismo? Não entendi isso direito...

    ResponderExcluir
  8. Quando a mulher faz muita aplicação de BOTOX há alguma reação do corpo a propriedade desta toxina?

    ResponderExcluir
  9. É prejudicial o uso do botox com a bacteria do botulismo?Ou não existem nenhum risco , quando usado para o botox ?

    ResponderExcluir
  10. Pelo que eu entendi eles utilizam a toxina que essa bactéria produz...é isso??

    ResponderExcluir
  11. Isso Sueli eles utilizam uma MÍNIMA quantidade da toxina, por isso não causa danos a saúde.

    ResponderExcluir
  12. Respondendo ao Francisco, é o seguinte não é a bactéria Clostridim botulinum que eles utilizam no botox, utiliza-se a toxina produzida por essa bactéria que se chama toxina botulínica. Essa toxina é usada no botox porque é tem a ação de paralizar os músculos por impedir que as informações do sistema nervoso cheguem a todos as células do corpo, mas como já citei no comentário acima no caso do botox é utilizado apenas uma MÍNIMA quantidade dessa toxina, juntamente com compostos químicos não permitindo assim que a toxina interfira no sistema nervoso, agindo nesse caso apenas como paralisador para evitar ruginhas e expressões indesejáveis ;)

    ResponderExcluir
  13. Respondendo a Rebeca, muitas vezes as pessoas para manterem a pele mais jovem fazem aplicações frequentes de botox, o que muitas vezes causa danos sim, lembrando sempre que é uma toxina e que se não aplicada por profissionais pode levar a complicações ainda mais graves.

    ResponderExcluir
  14. Respondendo ao Guilherme, apenas devo reforçar-lhe que a toxina quando usada para o botox não apresente riscos se aplicada por um bom profissional, caso contrário, causará riscos sim e estes tão ou mais devastadores que por via da intoxicação alimentar!

    ResponderExcluir
  15. Apenas para efeito de curiosidades quero resaltar que a toxina botulínica que causa o bolulismo e é utilizada no botox também é usada atualmente no tratamenteo de pessoas tetraplégicas, e juntamente com a fisioterapia já apresentou resultados surpreendes como recuperação dos movimentos do braço de um homem que ficou paralisado por 7 anos. Nesse caso a aplicação da toxina é frequente com um intervalo mínimo de 3 meses. Sendo um tratamento longo e sem prazo para finalização! :)

    ResponderExcluir
  16. Mas se o efeito da toxina é a paralisação muscular como ela atua no tratamento dessas pessoas?

    ResponderExcluir
  17. É preciso ficar atento ao uso do BOTOX, minha filha fez para controle de espasticidade e o resultado foi agravar o quadro de lesao cerebral por hipóxia, o pior é que os médicos responsáveis por tais tratamentos não informam a familia de tais riscos. Que todas as pessoas sejam alertadas quanto ao uso do Botox, seria muito bom se todos tivessem acesso quanto a bula de tal medicamento.

    ResponderExcluir