terça-feira, 8 de setembro de 2009

Dengue

16 comentários:

  1. Só um detalhe, o Fernando tinha perguntado na sala sobre o vírus ser RNA ou DNA, bom eu já havia pesquisado, e hoje quando cheguei em casa voltei a pesquisar, mas eu não encontro resultados. Peço que se alguem achar algo, poste aqui (:

    ResponderExcluir
  2. Os Flavivírus (vírus causador da doença) são vírus RNA. Contém 10 genes contidos em uma cadeia aberta de leitura, sendo 3 estruturais e 7 não estruturais. :)

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. É eu vim responder sobre o material genetico do virus mas como a carol ja respondeu, é de RNA envolto a uma capsula proteica ;D

    ResponderExcluir
  5. Meninas, foi muito interessante o trabalho de voces.
    Não sabia que o mosquito passava a dengue somente quando pica alguém já infectado . . .achav que era a fêmea que já tinha a doença. !

    ResponderExcluir
  6. é, eu também achava que a fêmea já possuía a doença, depois da pesquisa descobri que ela tem que picar alguem já infectado.

    ResponderExcluir
  7. Se a fêmea só passa se picar alguém infectado, como foi que surgiu a doença??

    ResponderExcluir
  8. Boa Sueli, ficou um pouco confuso mesmo máa, até porque no slide resumo vocês disseram que era transmitido pela picada da fêmea, o que eu acredito ser válido, pois as pessoas não nascem infectadas então como a doença chegaria do mosquito ao ser humano sem a picada que transmitisse o vírus? Talvez eu esteja viajando muito porém, se juntarmos as duas informações podemos entender que a fêmea se desenvolve com certa quantidade do vírus que é utilizado em sua primeira picada, após essa somente poderá infectar caso repasse o vírus de uma pessoa infectada para outra! viajei, ou não? :s

    ResponderExcluir
  9. huum mylla, não sei se viajou ou não. é bem confuso isso.
    Eu penso assim, que deve ser algo semelhante com o que temos com a AIDS, uma pesso precisa ter a doença para o contagio das outras, mas a primeira pessoa que pegou, pegou como? A dengue deve ser algo parecido. Talvez o virus que age em primatas mas que não tem efeitos clinicos podem ter sido pioneiros para a dengue.

    ResponderExcluir
  10. aaah, achei essa reportageem no site da 'bol'. Acho interessante!
    'O pesquisador Josélio Araújo, do Laboratório de Flavivírus do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), traçou a dispersão do vírus dengue sorotipo 3 (DENV-3) ao redor do mundo nos últimos 50 anos. De acordo com informações da Fiocruz, o estudo é a mais completa análise dos aspectos filogenéticos, migratórios e evolutivos do DENV-3 já realizada no mundo. Uma das conclusões estimou que o ano de origem desse tipo do vírus no planeta foi em 1890.

    Já o surgimento da atual diversidade dos principais genótipos do DENV-3 foi estimado entre 1960-1970, coincidindo com o crescimento da população, urbanização e movimento humano. Atualmente existem cinco genótipos diferentes do sorotipo 3 do vírus da dengue, cada um deles predominante em regiões específicas. Para explicar como cada um destes genótipos se tornou predominante em diferentes locais, os pesquisadores partiram da análise de amostras do sorotipo 3 do vírus dengue obtidas no Brasil, onde circula desde o ano 2000.

    O pesquisador destaca ainda que foi identificada uma tendência de que apenas um genótipo do DENV-3 circule em cada região. Araújo explica que é rara a circulação de mais de um genótipo em nenhuma localidade. O estudo também analisou a evolução em regiões que sofreram epidemias de dengue desde a década de 70, como Indonésia e Tailândia, por exemplo, foi semelhante ao observado em regiões que presenciam estas epidemias desde a década de 90, que é o caso das Américas. A pesquisa foi publicada no jornal "Infection, Genetics and Evolution".'

    ResponderExcluir
  11. Gente, eu andei pesquisando sobre isto em vários sites e não descobri a origem do vírus. O máximo de informação sobre ele é que é proveniente da África e foi trazida nos navios negreiros (junto com mosquitos). O que se sabe é que o mosquito aedes aegypti (origem africana) é o transmissor. Na realidade, uma vez que este mosquito esteja infectado, ele passa para as pessoas. Mas como ele foi infectado (inicialmente), não consegui descobrir.

    ResponderExcluir
  12. É muito interessante esses assuntos de como sugiu algumas doenças, e até mesmo com nós surgimos, ja que todos viemos da união de duas pessoas. Mudando de assunto, a dengue tem formas urbanas e silvestres como a febre amarela?

    ResponderExcluir
  13. Iago, a dengue tem ciclos de transmissão silvestre, entre macacos e mosquitos, apenas na África e na Ásia. Nas Américas, onde o dengue é transmitido apenas pelo Aedes aegypti e, possivelmente, pelo Aedes albopictus, espécies predominantemente urbanas, o vírus nunca foi isolado a partir de espécies silvestres, nem de primatas não-humanos. Existe, portanto, o risco do dengue estabelecer-se no ambiente silvestre, num ciclo de transmissão similar ao da febre amarela.

    ResponderExcluir
  14. bom, assim como eu falei na sala, uma vez tive suspeita de dengue (assim como já tive de meningite), felizmente (ou não?) não era dengue. Eu tinha sintomas como dores abdominais, vomitos, dor no corpo, e foi bem em uma epoca em que os mosquitos estavam atacando na zona norte. Eu achei que foi bem precoce a suspeita, afinal eu não tinha febre, mas acho que era mais como previnição.

    ResponderExcluir