Eis aqui a situação Inicial:
A fauna de fundo de cavernas é caracterizada por platelmintos, minhocas, sanguessugas, muitos crustáceos e insetos, aracnídeos e caramujos. Os vertebrados são representados por peixes, salamandras e morcegos. Os morcegos se refugiam na caverna durante o dia. Geralmente os animais são despigmentados e os peixes são cegos. Muitos insetos aracnídeos tem cerdas e antenas desmesuradas, não raro densamente revestidas de cerdas. Os besouros tem cerdas distribuídas pelo corpo todo. A umidade constante é de especial importância. O alimento é raro, a escuridão é completa, faltam vegetais.
(LEITAO, C. M. Zoogeografia do Brasil)
A pedido da professora Mariana segue a discussão que os alunos: Diogo, Guilherme Cardoso, João Victor, Lauro e Pedro Vinícius fizeram em relação ao tema distribuído na última aula(14/04). Segue, também, o comentário do outro grupo.
Analisando o conceito evolutivo, podemos citar que a mutação nos animais que vivem nas cavernas era essencial, pois eles haviam certas características que não eram necessárias e outras que eram extremamente necessárias para o uso naquele meio, onde a iluminação era escassa. Portanto, ao longo do tempo esses animais foram recebendo essas "adaptações" por meio de mutações genétigas.
Comentário do outro grupo:
O grupo concorda com o conceito apresentado. No entanto, o grupo exemplificou os animais e suas características "excluídas" e "adquiridas". Podemos citar também, que algumas características não apareceram repentinamente, mas se desenvolveram ao longo do tempo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O fato de os animais presentes em ambientes escuros terem os olhos atrofiados(peixe) e o morcego ter uma melhor visão noturna e ter uma boa audição para suprimir tal defeito, possibilitou a conclusão semelhante dos dois grupos.
ResponderExcluir...é bom lembrar também, que as mudansas nesses animais foram causadas para adaptarem-se oa meio em que lhes coube viver,e foram essas mudanças que levaram à teoria do evolucionismodai,tema que estudaremos até o fim do anodesse ano.
ResponderExcluirÉ muito interessante saber que esses animais se adapitam muito bem só pelo motivo de "não possuir alguns sentidos", isto é comparadoa habilidade dos cegos nos outros sentidos além da visão, como a audição deles que são muito boas.
ResponderExcluirRealmente Iago, quando uma pessoa possui a não-presença de audição ou visão, os outros sentidos suprem essa falta ficando muito mais aguçados e apurados.
ResponderExcluirE nos próprios seres humanos podemos ver essa capacidade de adaptação, é só ver a evolução desde o homem pré-histórico até o homem dos dias de hoje!
ResponderExcluirE essas adaptações que os seres vivos sofrem é algo presente desde o surgimento da primeira forma de vida no planeta e foi isso que possibilitou a evolução das espécies até a forma que as conhecemos hoje.
ResponderExcluirCOLOQUEM A SITUAÇÃO INICIAL!!!!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSó para esclarecer, o trecho que cita "[...] tem cerdas e antenas desmesuradas,[...]" O termo desmesurado vem do termo desmesura, que significa exceder as medidas, exceder-se.
ResponderExcluirvcs falam no início sobre a importancia das mutações. a que vcs atribuem sua ocorrencia?
ResponderExcluirA mutação ocorre para adaptar certos animais para viver em um certo habitat, como no exemplo do texto, realizar uma atividade específica, enfim, essas coisas.
ResponderExcluir