Rebeca, a Síndrome de Down pode ser diagnosticada antes do nascimento, durante (mais ou menos) a décima semana de vida intra-uterina do feto (o diagnóstico é feito através tecido fetal).
A síndrome de Down ocorre tanto em homens quanto em mulheres. Existe alguma diferença entre a maneira que o disturbio cromossômico age nos diferentes sexos?
Fernando, acho que a Mariana não perguntou bem isso. Eu acho que é assim: a trissomia 21 é um acidente genético no par 21. Os três cromossomos do "par" 21 são autossomos porque não são eles que determinam o sexo da pessoa.
Basicamente, o portador da síndrome de down possui 45 cromossomos autossomos (os pares são sempre formados por X) e 2 cromossomos alossomos (que determinam o sexo da pessoa).
Bom, o que pode acontecer é a sídrome ser completa, ou seja, em todas as células, ou parcial, em parte das células. Mas eu não sei se as características são mais fortes em um do que no outro. Alguém sabe??
Alê, não existe grau da síndrome de down, falar assim é errado. Existem diferentes tipos da síndrome como trissomia 21, mosaicismo e por translocação, sendo que cada tipo dessa síndrome possue sua características umas mais acentuadas outras não.
As diferenças na trissomia do cromossomo 21 que causam uma diferença nas características do portador pode ser indentificada ainda durante a gestação quando já é possível diagnosticar a síndrome ou isso só será percebido após o nascimento da criança?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA sindrome de Down pode ser detequitada apartir de quando?
ResponderExcluirRebeca, a Síndrome de Down pode ser diagnosticada antes do nascimento, durante (mais ou menos) a décima semana de vida intra-uterina do feto (o diagnóstico é feito através tecido fetal).
ResponderExcluirfonte: http://www.cerebromente.org.br/n04/doenca/down/down.htm
Por favor, alguém me corrija se eu estiver errada.
A síndrome de Down ocorre tanto em homens quanto em mulheres. Existe alguma diferença entre a maneira que o disturbio cromossômico age nos diferentes sexos?
ResponderExcluirMarcela, eu não encontrei nenhuma informação sobre isso, então é provável que não exista diferenças na ação da síndrome entre os dois sexos.
ResponderExcluirPor que a sindrome de down é a mais comun em relação as outras síndromes?
ResponderExcluirCom relação ao sexo que envolve a sindrome de down, 1 pergunta pode ajuda-los na discussao.
ResponderExcluirqual o tipo de cromossomos envolvidos?
O Par número 21. Então, se não envolve os cromossomos sexuais, não há distinção de sexo. Correto?
ResponderExcluirFernando, acho que a Mariana não perguntou bem isso.
ResponderExcluirEu acho que é assim: a trissomia 21 é um acidente genético no par 21. Os três cromossomos do "par" 21 são autossomos porque não são eles que determinam o sexo da pessoa.
Basicamente, o portador da síndrome de down possui 45 cromossomos autossomos (os pares são sempre formados por X) e 2 cromossomos alossomos (que determinam o sexo da pessoa).
Não sei se está certo...
Certa vez me disseram que há um grau dessa síndrome. Onde alguns podem ter ela mais elevada ou não. É verdade?
ResponderExcluirBom, o que pode acontecer é a sídrome ser completa, ou seja, em todas as células, ou parcial, em parte das células. Mas eu não sei se as características são mais fortes em um do que no outro. Alguém sabe??
ResponderExcluirAlê, não existe grau da síndrome de down, falar assim é errado. Existem diferentes tipos da síndrome como trissomia 21, mosaicismo e por translocação, sendo que cada tipo dessa síndrome possue sua características umas mais acentuadas outras não.
ResponderExcluirfernando, eu também acho que por estar relacionado ao cromossomo 21, não há distinção de sexo, pois este nao é um cromossomo sexual!
ResponderExcluirEm que gameta (masculino ou feminino)encontra maiores chances de ter uma criança com sindrome de down?
ResponderExcluirporque pessoas com sindrome de down tem tendencia a ter uma vida mais curta?
ResponderExcluirAs diferenças na trissomia do cromossomo 21 que causam uma diferença nas características do portador pode ser indentificada ainda durante a gestação quando já é possível diagnosticar a síndrome ou isso só será percebido após o nascimento da criança?
ResponderExcluirFêe, hoje em dia há exames que podem detectar alterações no feto, mas normalmente é diagnosticado no nascimento.
ResponderExcluirpalhaçada hein uma coisa tão seria não estão dando o valor da importancia de conhecer a sindrome de down>>.
ResponderExcluir