A pedido da professora Mariana segue o papel que o grupo da Marcela, Ana Claudia,Gabriela, Inis e Thays. Com os comentarios do grupo.
O papel que pegamos dizia que foi realizado um estudo sobre as mariposas e nele foi observado que tinha maior predominancia de mariposas claras e menor predominancia de mariposas escuras.
Depois de 50 anos com as industrias de carvão e uma maior poluiçao, foi feito um novo estudo o qual dizia que havia uma maior predominancia de borboletas escuras enquanto as claras estava em menos quantidade.
o comentario do nosso grupo foi:
A predominancia das cores escuras foi devido as mariposas se adaptarem a mudança do ambiente, com a industria de carvão e a poluição produzida. Assim com as cores mais escuras existe mais facilidade delas se camuflarem.
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluireu também to aii
ResponderExcluirnossa desculpa eu esqueci de mencionar o nome da aluna Alessandra que tambe é integrante do grupo =)
ResponderExcluiro meu grupo, onde estão Carolina, Pedro, Rebeca, Renata e Rodrigo também pegou este tema para discutirmos. E vimos, que por causa do carvão produzido pelas indústrias, criou-se uma fuligem negra que se acentou no habitat das mariposas, fazendo com que as mariposas de cor clara, ficassem mais visíveis aos seus predadores. Logo houve maior mortalidade das claras, e as pretas camufladas no ambiente novo, ficaram menos visíveis, assim sua taxa de natalidade superou a mortalidade, predominando a espécie escura. ;D
ResponderExcluirNão tenho certeza sobre o que vou dizer, mais não vejo relação alguma, entre o habitat estar com muita foligem de carvão, e a mudança genética das mariposas.
ResponderExcluirTambém não sei e não conigo associar nada a não ser o fato das mariposas inalarem a foligem.
O que a fuligem tem a ver com uma POSIVEL mudança genética?
A mutação teria vindo para ajuda na sobrevivência Andressa. Acho que por o ciclo de vida das mariposas ser muito inferior do que o do homem, a mudança veio de forma mais rápida. E não em milhões de anos.
ResponderExcluirNão entendi uma coisa, porque que elas tinham que escurecer também para se adptarem ao ambiente? Afinal, quem mudou foi toda a espécie de mariposa do mundo inteiro não, e não apenas das que conviviam com a poluião do carvão.
ResponderExcluirNão é que elas tenham sofrido mudança genética andressa, é porque devido as mariposas claras ficarem mais visíveis em um ambiente escuro, logo ficaram mais visíveis aos seus predadores, assim resultando em uma taxa de mortalidade muito grande, fazendo com que as mariposas menos visíveis no ambiente escuro, que são as pretas, não serem muito predadas, podendo se reproduzirem e assim as mariposas de cor escura acabaram predominando as de cor clara. Entenderam? :)
ResponderExcluirnosso grupo deu a hipotese da mudança devido a poluição do carvão, porém concordamos com oque o outro grupo disse. e creio eu que esteja correto!
ResponderExcluiro ambiente com poluição querendo ou não fica mais escuro, assim a claras ficam mais expostas aos predadores e as escuras com mais facilidade de se clamufar.
Francisco, o estudo provavelmente fez uma pesquisa mundial e o resultado apresentado, pode ser uma média.
ResponderExcluirO texto não esclarecia sobre a área pesquisada, talvez a professora mariana possa esclarecer isso pra você.
é pessoal, pode ser que seja uma mudança mais rápida, porém eu acho que as mariposas brancas, não "ficaram pretas" rapidamente, penso que houve uma seleção natural do habitat em relação as mariposas.
ResponderExcluirAs pretas, continuaram se reproduzindo e vivendo, e as brancas, por serem brancas, ficaram mais visíveis(como voces ja disseram)e foram predadas.
Não houve uma mudança nas brancas, elas apenas foram mais predadas por se diferirem das pretas e do ambiente poluido.
Estou adorando essa discussao!!!
ResponderExcluirPara pensarmos:
o que leva a 1 mutação? quais as suas consequencias?
A andressa citou a questão da seleção natural, como vcs interpretam isso?
oque levou a primeira mutação, foram as mariposas e o ambiente estarem expostos a 'poluição' produzida pela industria de carvão. Bom, a partir do momento em que a industria se instalou no local e começou a poluir o ambiente, esse ambiente com a foligem do carvão ficou por consequencia mais escuro. Analisando a situação das mariposas, e da cadeia alimentar, as mariposas se camuflam para se ''esconder'' de sesu predadores. Com o ambiente mais poluído e mais escuro, existe uma facilidade bem maior para as mariposas mais escuras se camuflarem, já as brancas encontram mais dificuldade.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBom a questão da seleção natural, acredito que as mariposas claras tendo dificuldade de se camuflarem nesse ambiente, tenham migrado para algum ambiente em que pudessem se adaptar e as que continuaram no ambiente tenham sido pegas por seus predadores. Assim como pode haver a evolução e adaptação das brancas no local, mas acredito que 50 anos é muito pouco para ocorrer uma evolução consideravel grande e importante.
ResponderExcluire o predadores das mariposas brancas? será que com o 'sumiço' delas, eles migraram pra outros lugares ou também estão sofrendo um porcesso de adaptação ou evolução?
ResponderExcluirimportante considerar que a evolução é 1 processo da sp e não individual, e, por isso, lenta e gradual.
ResponderExcluirprecisamos esclarecer algumas coisas:
ResponderExcluir1.o q muda em relação à evolução com a alteração do ambiente?
2.as mutações transformaram as mariposas brancas em pretas?
Na minha opinião pode ter acontecido a mutação,mas em pequena quantidade. Além disso, o que a Renata disse também pode estar correto. Com o fato de ter aumentado a poluição, as mariposas brancas devem ter ficado muito mais visíveis do que as pretas, aumentando, assim, sua taxa de mortalidade, enquanto que as pretas conseguem se camuflar. Entretanto, pelo fato de a mutação der acontecido mesmo assim, algumas brancas podem ter se reproduzido com mudanças genéticas fazendo com que nescessem mais pretas do que brancas.
ResponderExcluir