quarta-feira, 15 de abril de 2009

Animais das Cavernas

Eis aqui a situação Inicial:

A fauna de fundo de cavernas é caracterizada por platelmintos, minhocas, sanguessugas, muitos crustáceos e insetos, aracnídeos e caramujos. Os vertebrados são representados por peixes, salamandras e morcegos. Os morcegos se refugiam na caverna durante o dia. Geralmente os animais são despigmentados e os peixes são cegos. Muitos insetos aracnídeos tem cerdas e antenas desmesuradas, não raro densamente revestidas de cerdas. Os besouros tem cerdas distribuídas pelo corpo todo. A umidade constante é de especial importância. O alimento é raro, a escuridão é completa, faltam vegetais.
(LEITAO, C. M. Zoogeografia do Brasil)

A pedido da professora Mariana segue a discussão que os alunos: Diogo, Guilherme Cardoso, João Victor, Lauro e Pedro Vinícius fizeram em relação ao tema distribuído na última aula(14/04). Segue, também, o comentário do outro grupo.

Analisando o conceito evolutivo, podemos citar que a mutação nos animais que vivem nas cavernas era essencial, pois eles haviam certas características que não eram necessárias e outras que eram extremamente necessárias para o uso naquele meio, onde a iluminação era escassa. Portanto, ao longo do tempo esses animais foram recebendo essas "adaptações" por meio de mutações genétigas.

Comentário do outro grupo:

O grupo concorda com o conceito apresentado. No entanto, o grupo exemplificou os animais e suas características "excluídas" e "adquiridas". Podemos citar também, que algumas características não apareceram repentinamente, mas se desenvolveram ao longo do tempo.

11 comentários:

  1. O fato de os animais presentes em ambientes escuros terem os olhos atrofiados(peixe) e o morcego ter uma melhor visão noturna e ter uma boa audição para suprimir tal defeito, possibilitou a conclusão semelhante dos dois grupos.

    ResponderExcluir
  2. ...é bom lembrar também, que as mudansas nesses animais foram causadas para adaptarem-se oa meio em que lhes coube viver,e foram essas mudanças que levaram à teoria do evolucionismodai,tema que estudaremos até o fim do anodesse ano.

    ResponderExcluir
  3. É muito interessante saber que esses animais se adapitam muito bem só pelo motivo de "não possuir alguns sentidos", isto é comparadoa habilidade dos cegos nos outros sentidos além da visão, como a audição deles que são muito boas.

    ResponderExcluir
  4. Realmente Iago, quando uma pessoa possui a não-presença de audição ou visão, os outros sentidos suprem essa falta ficando muito mais aguçados e apurados.

    ResponderExcluir
  5. E nos próprios seres humanos podemos ver essa capacidade de adaptação, é só ver a evolução desde o homem pré-histórico até o homem dos dias de hoje!

    ResponderExcluir
  6. E essas adaptações que os seres vivos sofrem é algo presente desde o surgimento da primeira forma de vida no planeta e foi isso que possibilitou a evolução das espécies até a forma que as conhecemos hoje.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Só para esclarecer, o trecho que cita "[...] tem cerdas e antenas desmesuradas,[...]" O termo desmesurado vem do termo desmesura, que significa exceder as medidas, exceder-se.

    ResponderExcluir
  9. vcs falam no início sobre a importancia das mutações. a que vcs atribuem sua ocorrencia?

    ResponderExcluir
  10. A mutação ocorre para adaptar certos animais para viver em um certo habitat, como no exemplo do texto, realizar uma atividade específica, enfim, essas coisas.

    ResponderExcluir