quinta-feira, 23 de abril de 2009

DROGAS- novo trabalho de SIC

Pessoal, criei esse tópico para que nós possamos postar as nossas duvidas ou questões que queremos colocar no trabalho. Vale ressaltar que o Professor Ivan já introduziu o tema, sugerindo que começemos pela COMPRA das drogas.
Valeu!

10 comentários:

  1. "Ex-secretário nacional Anti-Drogas critica a polícia brasileira"

    Ex-secretário nacional Anti-Drogas, Walter Maierovitch, hoje presidente do Instituto Brasileiro Giovani Falconi e observador da Organização das Nações Unidas na área de crime organizado internacional, disse na última sexta-feira (18), durante a 55ª Reunião Anual da SBPC, que a ação da policial nacional é prejudicada pela fragmentação da categoria policial. Ele considerou a prática policial repressiva e não preventiva e alegou a ineficácia dos programas contra o crime organizado.

    Maierovith ressaltou que o primeiro passo para o combate do crime organizado é o conhecimento desse fenômeno, ainda um tema muito mal explorado no Brasil. "E é uma prática corrente no nosso país o estabelecimento de políticas sem o conhecimento prévio do fenômeno", alertou ele.

    O ex-secretário atentou para a importância do mapeamento das organizações complexas do crime organizado, que exerce, no seu entender, três tipos de controle: social, de território e de intimidação.

    Com a experiência de quem acompanhou a Operação Mãos Limpas, programa responsável pelo desmantelamento da máfia italiana, Maierovith explicitou uma série de medidas, tanto do âmbito social quanto do econômico necessárias ao combate ao crime organizado, como a distribuição de renda e geração de empregos como fatores preventivos ao crime.

    Ao final, Maierovith defendeu o modelo europeu de combate ao crime organizado, que, ao invés de usar os métodos repressores do americano, faz testes com as drogas para evitar o risco de overdoses. Foi ainda enérgico ao dizer que o crime organizado irá acabar quando sua economia for asfixiada. "Tarefa muito difícil, pois aí entram em jogo interesses econômicos e hegemônicos dos senhores do crime e senhores do capital".

    QUESTÕES:
    1)A Polícia, que apreende as drogas e os traficantes, ou seja, aquela que atua no combate as drogas, deve ser um tipo generalizado de policia, ou deve ser uma policia preparada, principalmente, psicologicamente?
    OBS: Temos que lembrar, que a maioria (se não todos)dos traficantes e usuários são doentes.

    ResponderExcluir
  2. Esse trabalho sobre as drogas , vai ser só escrito , ou tipo seminário ??

    ResponderExcluir
  3. Precisamos entender o problema das drogas antes de começarmos a elaborar o questionário. Eu quero que vocês pesquisem e se interem sobre o assunto para que possamos discutir em sala de aula.
    NÃO FAÇAM PESQUISA DE CAMPO!!!
    E não é pra começar pela compra... engraçadinhos.
    Discutiremos na quinta.
    Pontos extras pela criação do tópico e primeiras contribuições.

    ResponderExcluir
  4. Bm gente... não sei se é bom ou ruim..

    Porem minha tia é quem comanda o trabalho todo de alcool e drogas de são paulo pelo ministerio da saude.. e me mostrou algumas coisas.. e se ofereceu a ajudar a nossa classe.. como tambem pode me informar que só existe um site realmente que é totalmente confiavel para isso..pois os outros quase todos são incompletos e com informações sem procedencia e nem sempre verdade..

    Nao entendi direito como vai ser feito esse trabalho porem a parte de informações eu posso arrumar

    ResponderExcluir
  5. Adriana, pelo que eu entendi, primeiro nós teremos que saber sobre o assunto, que no caso é drogas, para depois elaborarmos o questionario, portanto eu acho que as informaçoes que a sua tia pode fornecer serião otimas

    ResponderExcluir
  6. Bom, pode ser que depois, talvez para pegarmos imformaçoes estatísticas, seja legal.
    Mas agora precisamos pesquisar sobre causas e efeitos das drogas.

    =)

    ResponderExcluir
  7. Galera sobre o trabalho de SIC é importante lembrar que o Professor Ivan passou somente algumas drogas ;
    A lista foi a seguinte:
    CIGARRO
    ALCOOL
    MACONHA
    ECSASY
    LSD
    COCAÍNA
    CRACK
    LANÇA PERFUME
    HEROINÁ ,

    Sabemos que nao são somente essas drogas que existem ,estas sao drogas Ilícitas com exceção do cigarro e do alcool .

    As drogas ilícitas são substâncias proibidas de serem produzidas, comercializadas e consumidas. Em alguns países, determinadas drogas são permitidas sendo que seu uso é considerado normal e integrante da cultura. Tais substâncias podem ser estimulantes, depressivas ou perturbadoras do sistema nervoso central, o que perceptivelmente altera em grande escala o organismo.

    São drogas ilícitas: maconha, cocaína, crack, ecstasy, LSD, inalantes, heroína, barbitúricos, morfina, skank, chá de cogumelo, anfetaminas, clorofórmio, ópio e outras.

    Por serem proibidas, as drogas ilícitas entram no país de forma ilegal através do tráfico que promove a comercialização negra, ou seja, a comercialização feita sem a autorização das autoridades.

    Dentre as conseqüências que as drogas ilícitas trazem pode-se dar ênfase à violência gerada por elas em todas as fases de produção até o consumidor final.

    As demais conseqüências são: arritmia cardíaca, trombose, AVC, necrose cerebral, insuficiência renal e cardíaca, depressão, disforia, alterações nas funções motoras, perda de memória, disfunções no sistema reprodutor e respiratório, câncer, espinhas, convulsões, desidratação, náuseas e exaustão.

    Cerca de 208 milhões de pessoas -- 4,9% da população mundial-- usaram drogas ao menos uma vez nos últimos 12 meses e 26 milhões -- 0,6% da população-- são dependentes de drogas.

    ResponderExcluir
  8. eu achei isso muito bom porque dis os sintomas das drogas ilícitas e quais são as drogas por isso eu achei isso um prosesso muito elevado

    ResponderExcluir