domingo, 12 de abril de 2009

Tumor benigno

35 comentários:

  1. Olá, ainda não entendo como um tumor pode ser benigno. Entendi que suas células são muito parecidas com as que se originaram. Só não entendo que: se é um tumor, como pode não fazer mal?

    ResponderExcluir
  2. Ale, sua dúvida é muito normal, também não entendia antes, mas tomando como base que o tumor maligno é aquele que se espalha pelo organismo infectando outros orgãos(principalmente os que recebem mais sangue), ou seja, espalhando o tumor,podemos notar que o tumor BENIGNO, por ficar dentro de uma capsula fibrosa, não consegue se espalhar, apenas aumentará dependendo do tipo de tumor mias não poderá, por exemplo, ir para o sistema circulatório, ou criar mestátases.

    ResponderExcluir
  3. Ou seja Alê, o tumor maligno é perigoso pois as células cancerigenas se espalham pelo corpo de uma pessoa com câncer, através do sangue por exemplo! Ja o beligno as células não se espalham. Então o câncer pode ser curado mais facilmente, por estar localizado apenas em uma região do organismo!

    ResponderExcluir
  4. Mas então um tumor benigno não consegue levar a morte?

    ResponderExcluir
  5. Não porque o tumor benigno ele está localizado numa area onde ele se encontra envolvido por uma capsula fibrosa consequentemente ele pode crescer mas nao tem como se espalhar pelo organismo . Por mais que ele chegue a tamanhos antiestéticos ele no maximo será removido por este motivo , e nao por ser perigoso ! entendeu fe?

    ResponderExcluir
  6. Não, o tumor benigno não pode matar, pelo simples fato de não atingir orgãos vitais a ponto de fazer com que o orgão e células envolvidas trabalhem a favor do tumor, nutrindo-o, como acontece no tumor maligno.
    Na verdade, o tumor benigno, não precisa ser retirado, pois não fará mal ao indivíduo, só precisa ser retirado (como a Bruna disse acima) em casos antiestéticos.

    ResponderExcluir
  7. Assim eu tenho uma dúvida... Alguns dos tratamentos mais usados para a cura do cancêr é a radioterapia e a quimioterapia... Mas por que em algumas pessas o efeito é tragico e outras lhe dão muito bem com o tratamento... seria a difença entre os organismos?

    ResponderExcluir
  8. Na aula vocês disseram que o tumor benigno para
    devido as fibras,então quem cria as fibras?Para o tumor não crescer

    ResponderExcluir
  9. Respondendo a pergunta do caio , caio ninguem cria as fibras é que o cancer se desenvolve dentro dessa capsula fibrosa .

    ResponderExcluir
  10. Então como surgem essas capsulas fibrosas?

    ResponderExcluir
  11. Por que ninguem responde as minhas perguntas???

    ResponderExcluir
  12. Curiosidades...
    O câncer de esofago é o 9º em incidencia mundial e sua principal causa é o tabagismo...
    Esse é o que mais afeta o organismo num menor intervalo de tempo porque a capacidade de metastase é muito maior pela proximidade a órgãos vitais de vários sistemas, entre eles estão:
    - estômago-sistema digestório
    -laringe-sistema respiratório
    * quando as células cancerosas invadem artérias e vasos linfáticos que irrigam o cérebro
    Ou seja, essa localização do tumor principal (t1') facilita o espalhamento do material...

    ResponderExcluir
  13. (...) irrigam o cérebro, afetam o sistema nervoso central.

    ResponderExcluir
  14. A radioterapia, eu não sei bem como funciona, mais a quimioterapia, vai agir contra as células do nosso organismo, matando-as, o que acontece é que quando se dá este processo, as células normais( que realizam sua funções regulares) também são atingidas pelo tratamento e são mortas (células imunológicas), por isso as pessoas submetidas a ele ficam tão mal. Quanto ao fracasso e sucesso do tratamento, depende muito do tipo de cancer e do grau em que ele se encontra. Se é um tumor primario, que não criou metástase ainda, é mais facil de tratar, pois não se espalhou tanto.

    Obs: perguntem se eu não fui clara o sufuciente na minha resposta.

    ResponderExcluir
  15. Iago, responderei sua pergunta:
    A radioterapia de baseia na liberação de "raios" no local do tumor( parte externa),e tem como função matar as células que possibilitam o crescimento tumoral.
    Já a quimioterapia é um processo de incerção de sustancias por meios das veias e artérias e possui a mesma função da radioterapia.
    Dependendo do funcionamento do organismo do individuo cada tipo de tratamento responde de uma forma diferenciada...
    Por exemplo> uma pessoa alcoolatra não responde de forma positiva ao tratamento da quimioterapia porque quando as sustancias "alcool" + sustancias utilizadas no tratamento que variam conforme o nivel do tumor são filtrados no rim, geram reações indesejadas.
    O mesmo ocorre com a radioterapia, onde é aconselhável a pessoa se abrigar dos raios UBV (solares), apos a aplicação do tratamento.
    Ressalto: esse tipo de tratamento causa em 95% dos casos alguma reação nas 1ºas aplicações, porque o organismo não está acostumado com esse tipo de sustancia

    ResponderExcluir
  16. O cancer de esofago, é causado principalmente pelo tabagismo, e como o esofago fica proximo a boca,( por onde fumamos), é m,ais facil sim de acontecer a metastase, mais como não te a ver com a divisão celular (eu axo), prefiro não responder, do que falar coisas erradas.

    ResponderExcluir
  17. Tem a ver sim com divisão celular...
    Esse tipo de câncer é igual a todos os outros no processo de formação: as células cancerosas de dividem desenfreadamente, assim criando um aglomerado de cél, doentes, denominadas, tumor principal

    ResponderExcluir
  18. A única diferença é que esse recebe uma grande irrigação de sistemas linfáficos, assim facilitando o espalhamento do material

    ResponderExcluir
  19. Desculpa Lauro, mas a irrigação acontece em qualquer tipo de cancer, portanto voce não pode considerar uma diferença, já que é pelo sangue, principalmente que o tumor vai se espalhar.

    ResponderExcluir
  20. Mais eu não disse que há diferença na irrigação e sim na proximidade desse cancer à outros órgãos vitais, onde a incidência de metastases podem ser maiores =D

    ResponderExcluir
  21. existe a possibilidade do tumor beligno desaparecer?

    ResponderExcluir
  22. Máa, eu não tenho certeza...mas eu acho que é difícil isso acontecer, porque um tumor tende a crescer pois as células afetas ficam sempre se dividindo..então eu acho difícil um tumor desaparecer sem que ocorra algum procedimento cirúrgico ou algum tipo de tratamento. Mas eu não tenho certeza viu, é só minha opinião ;D

    ResponderExcluir
  23. Felipe, você está certo.
    Não há como ele sumir, pois o tumor apenas crece e não é recomendado que haja uma intervenção cirurgica, porque o tumor benigno não fará mal, porém se ele causar algum problema estético, ai sim, pode ser removido, mais como é uma cirurgia de alto risco, os médicos não recomendam.

    ResponderExcluir
  24. Quando as células crescem de maneira anormal, mas não perdem a identidade e função, temos o genericamente chamado tumor benigno...
    O termo benigno é usado para indicar um tumor que não apresenta capacidade de sofrer Metástase, ou seja, se retirado com ato cirúrgico, ele provavelmente não ocorrerá de novo, como o tumor benigno é local, ele geralmente não causa muitas complicações, dependendo do local onde se encontra...

    ResponderExcluir
  25. Como posso me livrar de uma Endometriose?

    ResponderExcluir
  26. O tumor Benigno pode MATAR SIM!!!Por exemplo, um tumor benigno na cavidade craniana pode ,eventualmente,provocar a morte pela compressão das estruturas cerebrais.

    ResponderExcluir
  27. por favor gente me ajudem..
    meu amigo disse q foi diagnosticado 1 tumor na abdomem, fez alguns exames e o medico disse q eh benigno, receitou remedios so q n surtiu efeito, entaum ele disse q ele deveria fazer radioterapia.
    Achei estranho, pq se eh benigno , pq ele tem q fazer radioterapia? sera q isso eh mesmo verdade ou meu amigo ta mentindo pra n me preocupar?

    ResponderExcluir
  28. por favor..me deêm uma luz!
    boa tarde!..minha mãe operou ha +- 2 meses atraz nos dizendo que estava com 1 nódulo na mama direita.. cirurgia ocorreu bem.Mas,agora,ela me disse que vai precisar fazer 1 especie de quimeoterapia mas que essa não é forte a ponto de fazer os cabelos cairem..e de emagrecer.Essa ''medicação'' que ela fará é de 1x em uma semana...e outra vez na semana seguinte..depois fic 20 dias sem a medicação e depois retorna a medicação...será que esse tumor é mesmo benigno?...tumores benignos também precisam de quimeoterapi mesmo após a cirurgia?Estou desesperda..

    ResponderExcluir
  29. Uma duvida um tumor benigno não pode ser retirado por cirurgia pelo motivo de estar em um local de alto risco de vida, como por exemplo o tumor esta envolvido ao redor da aorta,no caso não pode se fazer uma cirurgia,pos ela e de altissimo risco de vida,queria saber se o tumor poderia ser eliminado atravez de quimioterapia ou talvez radioterapia,se alguem souber me dizer se fazendo a quimioterapia ou a radioterapia o tumor seria eliminado ou não.

    ResponderExcluir
  30. Tumores benignos precisam de radioterapia? tenho uma amiga q está com esse tipo de tumor e disse q irá precisar? fiquei na dúvida... tumor benigno faz ou ñ radioterapia?

    ResponderExcluir
  31. OI MEU NOME É CLAUDETE A 7 MESES DESCOBRI QUE TENHO 2 TUMORES,UN NA MEDULA ESPINHAL E OUTRO NO FIGADO O DA MEDULA FOI RETIRADO ,MAIS FICOU UN POUCO O MEDICO DISSE QUE É BENIGUINO QUERO SABER SE ELE TAVA CRESCENDO ELE VAI CRESCER E O DO FIGADO SERA QUE VOU TER QUE FAZER QUIMIOTERAPIA OU RADIOTERAPIA PARA ELES NÃO CRESCER, MEU E-MAIL É branca.gata@hotmail.com POR FAVOR ME RESPONDA POIS TENHO CASO NA FAMILIA DE CANSER E TODOS ACABAM MORRENDO JA ESTOU PREOCUPADA E UN PUCO DEPRESIVA ME AJUDA TIRAR ESSA DUVIDA OBRIGADA

    ResponderExcluir
  32. oi, tenho 20 anos e estou com nódulos na tireóide, são nódulos benignos e vou fazer a cirurgia pra retirar, uma amiga também fez e agora esta fazendo radioterapia, quando o nódulo é benigno é necessário fazer radioterapia?

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Oi sou homem, estou com um caroço na mama direita.. queria saber que se fosse um tumor benigno tem algum risco de ocorrer uma cirurgia

    ResponderExcluir