quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Fungos X Relações Ecológicas

                A idéia mais comum que temos a respeito dos fungos é que eles crescem e se desenvolvem em lugares úmidos ou sobre alimentos estragados. Por causa disso, nunca pensamos nos fungos como seres vivos muito importantes para nós ou para o meio ambiente.

                Os decompositores são fundamentais na manutenção do equilíbrio natural dos ecossistemas: eles decompõe os cadáveres e os resíduos de seres vivos (como fezes e urina), absorvendo somente uma parte para a sua nutrição. O restante dos sais minerais resultantes da decomposição fica no ambiente.

                Nesse processo produzem anidrido carbônico, que passa para a atmosfera, e diversas substâncias minerais, que, dissolvidas no solo pela chuva e umidade, constituem alimento para outras plantas

                Os fungos destroem, assim material que, de outra forma, iria acumular-se em quantidades incalculáveis. Eles são, portanto, os laboriosos lixeiros da natureza.

                Os fungos micorrizais ajudam as raízes de muitas plantas na absorção da água; muitos desses fungos são venenosos, mas não devem, por isso, ser destruídos, pois são úteis nas zonas arborizadas

                Os fungos são tão prejudiciais como benéficos à agricultura. Por uma parte prejudicam a colheita ocasionando perdas de milhões de dólares por causa das enfermidades que produzem nas plantações, enquanto por outra parte aumentam a fertilidade do solo por trocas que dão como resultado a produção de alimentos que são aproveitados pelas plantas verdes, além de ser muito utilizado como alimento.

Grupo: Adriana n°1

Diogo n°13

Guilherme Cardoso n°20

Guilherme Silva n°21

Gustavo n° 22

Desculpa o atraso

5 comentários:

  1. O grupo tá errado
    Adriana n°1

    David nº12

    Diogo n°13

    Guilherme Cardoso n°20

    Guilherme Silva n°21

    Gustavo n° 22

    Iago nº23

    Lauro nº26

    ResponderExcluir
  2. meninos,

    procurem relacionar a decomposição com a forma de obtenção de alimentos pelos fungos.

    qual a relação que vcs construiram sobre saprofitismo e fermentação alcoolica, nao entendi!

    ResponderExcluir
  3. De que forma os fungos Micorrizas ajudam as raízes das plants na absorção de água?

    ResponderExcluir
  4. Francisco
    Micorriza é uma associação mutualista não patogênica entre certos fungos do solo e as raízes da planta. A planta, através da fotossíntese, fornece energia e carbono para a sobrevivência e multiplicação dos fungos, enquanto estes absorvem nutrientes minerais e água do solo, transferindo-os para as raízes da planta, estabelecendo assim a mutualista da simbiose

    ResponderExcluir
  5. De acordo com a nutrição, os fungos são classificados em duas categorias: saprófitas (ou sapróbios) e parasitas. Os saprófitas se alimentam de matéria orgânica animal ou vegetal morta e os parasitas vivem dentro de ou sobre organismos vivos (animais ou vegetais), deles retirando seus alimentos, absorvem nutrientes em vez de ingeri-los, secretando enzimas digestivas no substrato onde se desenvolvem. Essas enzimas catalisam a quebra de moléculas grandes em moléculas suficientemente menores para serem absorvidas pela célula fúngica. Por essa razão, os fungos crescem dentro ou sobre os alimentos (RAVEM, 2001).

    Desenvolve-se geralmente em meios contendo um pH baixo, uma fonte de carbono uma fonte de nitrogênio orgânico ou inorgânico e alguns minerais. Alguns necessitam de vitaminas. (PELCZAR et al., 1996).

    ResponderExcluir